redação nota 1000

Guia completo de como criar uma redação nota 1000!

A redação nota 1000 é considerada, por muitos candidatos, algo impossível de fazer. Além disso, a maioria dos estudantes considera essa parte do exame o verdadeiro vilão. Mas acredite, é possível conseguir um bom resultado seguindo algumas dicas.

Como a redação é considerada a parte mais importante do ENEM e de outros vestibulares, muitos candidatos incluem o estudo dos possíveis temas e estrutura da redação em sua rotina de estudos. 

redação nota 1000

Quer fazer faculdade com a nota do ENEM? Na Estácio você pode! Acesse agora https://matriculas.estacio.br/inscreva-se/forma-de-ingresso e saiba mais!

Dicas de como fazer uma redação nota 1000

Embora a maioria dos candidatos pensem o contrário, é possível criar uma redação nota 1000 seguindo algumas dicas. Mas preparar uma redação desse tipo envolve o uso de várias técnicas e, além disso, muita prática. 

Lembre-se que uma redação nota 1000 aumenta muito as chances de ingressar em um curso de ensino superior. Afinal, essa é uma das notas mais importantes dentro dos exames e vestibulares. 

Porém, para chegar à perfeição, é necessário praticar uma vez na semana. É importante que você escolha um bom dia para praticar a redação, escrevendo conforme a estrutura estudada e relendo o que foi desenvolvido. 

Todas as vezes que for treinar a sua redação, é importante seguir as instruções e dicas citadas. Portanto, com isso em mente, veja como preparar uma redação nota 1000 e se dar bem no ENEM ou demais vestibulares!

1. Entenda como funciona a estrutura da redação

A maioria dos exames e vestibulares do Brasil solicitam dos candidatos uma redação dissertativo-argumentativa. Porém, mesmo que seja muito solicitada, poucos candidatos sabem como a estrutura funciona. 

Em um texto dissertativo-argumentativo, um problema será proposto ao autor e ele deverá defender suas ideias. Além disso, é necessário apresentar uma conclusão diante do que foi criado. 

Levando isso em consideração, esse tipo de texto segue a seguinte estrutura:

  • Introdução: A introdução de um texto dissertativo-argumentativo é o momento em que o autor informa qual o problema que será retratado;
  • Desenvolvimento: O desenvolvimento é a parte central do texto. Afinal, é nesse momento que suas ideias serão apresentadas. Lembre-se de estudar sobre conhecimentos gerais, apresentando citações ou fatos históricos para reforçar sua argumentação;
  • Conclusão: Por fim, a conclusão é o momento onde os candidatos devem finalizar a sua ideia. 

Vale ressaltar que, para que sua redação obtenha uma boa pontuação, é necessário que o texto seja coeso e coerente. 

2. Leia exemplos das redações que tiraram nota 1000

Quando você lê modelos de redação nota 1000 aprenderá, na prática, sobre como a estrutura desse texto funciona. Afinal, todos os candidatos que tiveram essa nota, seguem uma estrutura. 

Além disso, existem vários estilos de escrita, planejamento e também formas de apresentar a sua argumentação. E, quando você faz essa leitura, compreende qual é o repertório dos estudantes que tiraram 1000. 

3. Estude quais são os principais tópicos da gramática

Para conseguir fazer uma redação nota 1000, é necessário revisar sobre os principais tópicos da gramática. Dessa maneira, você consegue observar quais são as suas fragilidades, se preparando para o dia da prova. 

Portanto, estude sobre os seguintes tópicos: vírgula, concordância, colocação pronominal e demais conhecimentos. Essa é a melhor maneira de conseguir confiança e se preparar para o dia do ENEM ou vestibular. 

4. Pratique a sua redação

Como citado anteriormente, praticar a redação é essencial para conseguir se preparar da melhor maneira. 

Mas além de praticar, é necessário fazer suas redações de acordo com o que acontece atualmente. Afinal, é comum que os temas cobrados no ENEM ou nos vestibulares sejam atuais. 

Mais importante do que desenvolver a habilidade da escrita, os candidatos devem ter o hábito da leitura. Isso porque, quando você está acostumado a ler, amplia o seu vocabulário e pode descobrir citações e fatos históricos para te ajudar na argumentação. 

Por fim, tenha em mente que o seu texto deve ter entre 7 a 30 linhas. Além disso, a redação nota 1000 é avaliada de acordo com as cinco competências que são cobradas para todos os candidatos, onde cada uma vale 200 pontos. 

5. Revise a redação antes de passá-la a limpo

Assim que você finalizar o seu rascunho, lembre-se de fazer a revisão antes de passar a limpo. Esse procedimento é importante não só no dia da avaliação, como também em suas práticas. 

Quando estiver praticando a redação nota 1000, lembre-se de escolher entre três a quatro marcas textos de cores diferentes. Também é importante ter um lápis de escrever e uma caneta para desenvolver os seus rascunhos. 

Em suas práticas, utilize uma cor para marcar somente os conectivos do texto, outra para as contextualizações. Além disso, lembre-se de marcar os erros gramaticais e também as repetições. 

Essa é a melhor maneira de melhorar a forma com que você escreve. Isso porque, durante a revisão, é possível descobrir os erros gramaticais e repetições, melhorando nas próximas redações e garantindo uma boa nota no dia da avaliação! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *